Concursos

Imagens Contra a Corrupção

O Conselho de Prevenção da Corrupção promove a 2ª edição do Concurso Nacional Imagens Contra a Corrupção e, pela primeira vez para os alunos do 4º ano do 1º ciclo, o Concurso Nacional de Artes Plásticas.


 O prazo para as inscrições 
do Concurso Nacional "Imagens Contra a Corrupção” 
foi prorrogado até 30 de Novembro







Concurso PORDATA/ RBE


Está aberta a nova edição do concurso PORDATA/ RBE, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares, dirigida a alunos e professores do ensino secundário. O envio de trabalhos decorre até 9 de maio de 2014, aconselhando-se a leitura do regulamento para mais informações a este respeito.




7 dias, 7 dicas sobre os media


Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com aDireção Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançam, pela segunda vez, o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.
(...) A participação no concurso é feita através da produção de dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz), fixando-se em 16 de março a data limite para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola/ agrupamento, em cada uma das categorias.






Liberdade de expressão e redes sociais 



SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança o projeto Liberdade de expressão e redes sociais destinado a promover, entre os mais jovens, a reflexão sobre o caráter essencial da liberdade de expressão nas sociedades democráticas e o importante contributo das redes digitais do século XXI no alargamento do acesso à informação e à comunicação interativa. Pretende, igualmente, identificar e prevenir riscos e abusos ligados ao seu uso.
Poderão concorrer os alunos do 3º ciclo do ensino básico (idade igual ou superior a 13 anos) e do ensino secundário, através da apresentação de trabalhos de grupo com conteúdos originais e em formato de texto, vídeo, podcast, banda desenhada, fotografia ou desenho (ver Regulamento).  É obrigatório que cada grupo tenha um professor orientador, que poderá ser o professor bibliotecário. A mesma escola pode apresentar vários trabalhos a concurso, até ao dia 22 de novembro de 2013.






Conta-nos uma história!




A iniciativa Conta-nos uma história! - Podcast na Educação é um concurso promovido pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (DGE), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), contando com o apoio da Microsoft.
O concurso dirige-se às escolas de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A candidatura à 5ª edição do concurso «Conta-nos uma história!»  decorre até 15 de janeiro de 2014, sendo realizada através do preenchimento do respetivo formulário em linha. O período para submissão de trabalhos  vai de 16 de janeiro a 31 de março.


Comentários