Véspera de S. Martinho, na EB1/JI de Atalaião

Um pouco por todo o lado se comemora o S. Martinho. Nas escolas, sempre foi hábito fazerem-se os magustos, recordar a Lenda de S. Martinho e realizar actividades alusivas ao tema. Fazem-se os preparativos. A Turma C da EB 1/JI de Atalaião, entre outras, vai ouvir ler a Lenda de S. Martinho, ordenar imagens sobre a mesma e compor um livrinho. Veja a lenda aqui. Depois contaremos mais.
A Lenda de S. Martinho
Era uma vez, há muito, muito tempo um menino chamado Martinho. O pai do Martinho era general e treinava os soldados que defendiam o Imperador.
Quando o menino nasceu e foi preciso escolher um nome, o pai lembrou-se de lhe chamar Martinho, em homenagem a “Marte”, o Deus da Guerra, protector dos soldados. O grande sonho do pai era que o filho se tornasse um guerreiro valente e cheio de coragem. O Martinho foi crescendo… e, quando ficou um homem tornou-se também ele soldado do Imperador.
No dia em que entrou para o exército deram-lhe um cavalo, uma espada e uma bonita capa de soldado. Mandaram-no para França ao serviço do Imperador… Foi em França que nasceu esta lenda:
Conta-se que, uma tarde, ia Martinho no seu cavalo, a caminho de uma cidade chamada Amiens, quando rebentou uma grande tempestade.
Ouviram-se grandes trovões, o céu encheu-se de relâmpagos e a chuva começou a cair com toda a força.
Martinho estava a chegar à entrada de uma cidade quando viu, à beira da estrada, um homem pobre a pedir esmola. Procurou nos bolsos algumas moedas para lhe dar, mas nos bolsos nada encontrou…
“O que hei-de fazer para ajudar este homem” – pensou Martinho – “Ainda por cima está tanto frio…”.
Foi então que se lembrou da sua capa de soldado. Era o único agalho que tinha, mas nem hesitou: rasgou a capa ao meio e dividiu-a com o homem. Conta a lenda que, naquele mesmo instante, o sol se pôs a brilhar no céu para que nenhum dos homens passasse mais frio.
Martinho era um homem tão bom que se tornou santo. Hoje todos conhecemos o S. Martinho e sobretudo o seu dia, o 11 de Novembro. Como estamos na época das castanhas, é costume nesse dia fazer um magusto e aproveitar o Verão de S. Martinho… ou seja, os dias de sol, que por esta altura nos fazem uma surpresa, lembrar o sol da lenda de S. Martinho.


Comentários