Fórum RBE 2009

Dia: 26 de Junho - Fórum RBE - um verdadeiro sucesso!
Tendo sido uma das priviligiadas presentes neste encontro, quero deixar uma palavra de PARABÉNS aos organizadores e em especial à Drª Teresa Calçada.
O programa que já conhecíamos foi cumprido e concretizado de forma interessante e motivadora.
Local: FIL - Parque das Nações - Lisboa
Participantes: Cerca de 1.400 - profissionais da Educação interessados no presente e futuro das BE
Início: A Drª Teresa Calçada, fez uma retrospectiva dos treze anos de vida da RBE. A seguir fala o Drº Marçal Grilo, ministro em 1996 e um dos fundadores deste programa. Depois a actual Ministra da Educação que fez um discurso de circunstância.
Seguidamente: Uma mesa redonda sobre o presente e o futuro das bibliotecas escolares, onde intervieram: Carlos Pinheiro, professor coordenador de uma biblioteca escolar em Sintra; Elsa Conde, coordenadora interconcelhia (andorinha) da zona sul; Vera Silva, bibliotecária municipal do Seixal; Manuela Barreto Nunes, professora universitária e investigadora, da zona norte; e Ana Bela Martins, membro do Gabinete Coordenador da Rede.
O almoço: Foi bom! Possibilitou o convívio entre as pessoas que não se viam há algum tempo, embora isto de trabalhar nas BE possibilite um constante convívio online; e também a ementa esteve de acordo com o acontecimento.
Depois do almoço: António Firmino da Costa (professor do ISCTE, especialista em avaliação)apresentou as conclusões da avaliação externa sobre o programa da RBE. Definiu 2009 como o início de uma nova fase para a Rede, para o papel essencial nas aprendizagens das bibliotecas escolares e dos seus profissionais.
Destacou três factores do sucesso da RBE:
1. a visão de 1996, que mantém actualidade;
2. a liderança, incluindo a acção determinante de Teresa Calçada ao longo dos 13 anos;
3. o suporte político-insititucional, indispensável, incluindo investimento financeiro.
José Luís Ramos, professor da Universidade de Évora, falou-nos sobre o Plano Tecnológico da Educação.
Isabel Alçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), e que coordenou o grupo que produziu em 1996 um Relatório oficial com recomendações para a criação do Programa. A escritora centrou o seu discurso focalizando a grande obreira do programa Teresa Calçada.
Quase na recta final: assistimos a uma comunicação de Daniel Cassany, sobre "As práticas de leitura dos nativos digitais", da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.
Final: O coro de Câmara da Universidade de Lisboa encerrou em beleza este dia que marcou todos os presentes, pela esperança em dias melhores para as BE de Portugal.
Maria da Conceição Garcia - coordenadora do blogue

Comentários