"Da narrativa ao livro"


Foi na Biblioteca Municipal, que decorreu a Acção de Formação "Da narrativa ao livro - a arte de contar histórias", por Élcio Di Trento, integrada no Programa de Itinerâncias da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
Foi abordada a técnica do diálogo, composta por três movimentos na acção do contar histórias: a simples narrativa, o corpo e a voz e o livro.

As professoras bibliotecárias do Agrupamento nº 1 sairam da formação com a convicção reforçada da importância de contar histórias, na formação do indíviduo. Nesta era da tecnologia da informação e do conhecimento, não podemos esquecer que "contar histórias é uma arte! E por isso não pode ser vista como simples animação cultural..." (Élcio Di Trento)
Segundo Fanny Abramovich, a importância de se contar histórias para crianças reside no facto de que escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor...
E muito haveria para dizer sobre o assunto. Foi um dia cheio, onde os presentes, cerca de 50, reforçaram os seus conhecimentos apreendendo com o formador, que a capacidade de formar leitores está intimamente ligada à arte de contar e ouvir histórias.

Comentários