MENINOS DE OUTROS PAISES

No âmbito da SEMANA DA LEITURA foi apresentado na turma do 1º ano B da EB1/JI de Assentos

Trabalho elaborado por:
Pedro Miguel Surrécio
Paulo Sérgio Rainho
João Paulo Ladeira
Ricardo Alfacinha
Renato Antunes
João Biscainho
João Caniceira
Paulo Caracol
Marta David
Hugo Silva
Março de 2010

1
Somos alunos da Escola José Régio
Em Portalegre temos raízes
Queremos entrar no concurso
“Meninos de outros países”.

2
Os meninos da América
São chamados americanos
Os da Europa são Europeus
E os da África Africanos.
3
Meninos de outros países
Com pele de várias cores
Claras, negras e amarelas
Diferentes tradições e sabores.
4
Na escola somos um grupo
A trabalhar a Matemática e o Português
As Ciências e a Formação Cívica
Mas falamos pouco em Inglês.

5
Juntamos o nosso saber
Da disciplina de Geografia
E começamos a rimar
A conhecer a Turquia.

6
É um país da Europa e da Ásia
Quer ser Europeu de verdade
A sua capital é Ancara
São Turcos de Nacionalidade.

7
São também países da Ásia
A China e o Japão
Os meninos desses países
Estão no nosso coração.

8
Já temos na nossa cidade
Muitas lojas dos chineses
Vendem tudo mais barato
A nós os Portugueses.
9
Um país muito recente
É exemplo Timor
Onde falam o Português
Gente de muito valor.

10
A sua capital é Díli
Quem lá nasce é Timorense
Mais longe fica Macau
Linda terra! Há quem pense!
11
Muito longe em Macau
Não conhecemos nenhum tio
Na Índia visitaremos
Goa, Damão e Diu.
12
Voltamos de novo à Europa
Conhecer quem não fala Português
Gente da França, Espanha e Itália
E de quem fala Holandês.

13
Provenientes da Holanda
Temos as lindas tulipas a cores
Da Alemanha podemos comprar
Salsichas de muitos sabores
14
Em Paris podemos encontrar
Os Franceses da França
A Torre Eiffel e a Nottre Dame
E diferentes estilos de dança.

15
Os meninos de Espanha
São felizes pois então
Têm aulas no Inverno
E gozam férias no verão.

16
Os meninos da Itália
Comem pizza e muita massa
Com fiambre queijo e mozarela
Para que boa refeição se faça.

17
Bruxelas é capital da Bélgica
No Inverno está muito frio
Usam-se roupas bem quentinhas
Para não haver arrepio.

18
Da Ucrânia, Bulgária e Polónia
Vieram meninos para Portugal
São nossos amigos na escola
O Soner e Meiral.

19
Conta a história da Grécia
Que há muitos anos havia
O Zeus era pai de Hércules
Atenas deusa da Sabedoria.
20
Esses deuses muito falados
Outros mais podemos saber
Exemplo do Baco em Portalegre
Deus do vinho para beber.

21
Falando dos países de África
Não podemos esquecer a Guiné
É banhada pelo Oceano Atlântico
E é produtor de café.

22
O Eusébio e o Mantorras
Foram meninos de Angola
Hoje são famosos no futebol
Fazem o que querem com a bola.

23
Um menino de Moçambique
É chamado Moçambicano
A capital do seu país é Maputo
O seu continente é Africano.

24
A Língua Portuguesa é falada
Em Cabo Verde e S. Tomé
Em Angola e Moçambique
No Brasil e na Guiné.
25
Os Marroquinos de Marrocos
São muçulmanos de religião
O seu deus é o Alá
O seu livro sagrado é o Alcorão.

26
Os nossos irmãos brasileiros
Falam a língua de Portugal
Os meninos das Favelas
Dançam no Carnaval.

27
O Diego Maradona
Traz a Argentina no coração
Foi jogador internacional
Agora é treinador da selecção.

28
O Sombrero é chapéu de palha
Usado pelos meninos Mexicanos
Os chapéus de feltro ou pele de animais
É usado pelos Cowboys Americanos.

29
Terminamos este trabalho
Depois de muitos dias de acção
Escrevemos e procurámos imagens
Somos amigos, pois então!
30
Agora que chegamos ao fim
Em verso vamos continuar
O nosso nome
Queremos apresentar.

Eu sou o Hugo Silva
Estou no 9º ano de escolaridade
Gosto de vir à escola
Tenho 19 anos de idade.

Eu sou o João Biscainho
Em casa jogo computador
Na escola gosto de Educação Física
Sou muito trabalhador.

Eu sou o João Caniceira
É José Régio a minha escola
Às vezes nos intervalos
Jogo com os amigos à bola.

Eu sou o João Ladeira
Jogo no Centro, à bola
Danço Kuduro para os amigos
E bebo coca-cola.

Eu sou a Marta David
Na escola gosto do recreio
Em casa vejo televisão
Com o meu sobrinho de palmo e meio.

Eu sou o Paulo Caracol
Sou atleta na natação
Gosto muito de andebol
Chamam-me “Tubarão”.

Eu sou o Paulo Sérgio Rainho
Gosto mais ou menos da escola
A minha disciplina favorita é História
Gosto menos de jogar à bola.

Eu sou o Pedro Surrécio
Gosto muito de cantar
Ando de bicicleta
E também gosto de reciclar.

Eu sou o Renato Antunes
Os carros são a minha paixão
Gosto muito de ralis
Gosto de desenhar à mão.

Eu sou o Ricardo Alfacinha
Sou o melhor marcador
Da equipa dos Assentos
Sou um atleta de muito valor.

Comentários