3º Prémio "Faça lá um poema" para o 3º Ciclo

O poema da Inês Pascoal do 7º ano, da EB 2,3 José Régio conquistou o 3º lugar do 3º ciclo no concurso "Faça Lá um Poema", do PNL, a nível nacional. Vemos a Inês a ler o poema no CCB, no momento de receber o prémio.
PARABÉNS INÊS!



Poema do Futuro

Pai,
o que é que achas melhor ...
leio o meu futuro ou digo-o de cor?
Mãe,
o que é que preferes ...
que eu seja só eu
ou mulher entre mulheres?
Por que me hão-de atormentar
com esta escolha:
ser a frente ou o verso da folha?
Por que não hei-de ter descanso
para ser tanto o mar revolto
como este ribeiro manso?
Crescer
é estar dividido:
ver-me num espantoso espelho
mas tê-lo partido
correr como um menino
e pensar como um velho.

Crescer é estar separado
entre o tempo que corre
e o tempo parado
é escolher entre o nosso Tejo
e o grande rio Nilo
é não saber se é melhor
ter isto
ou aquilo.
Pai,
eu ainda não sei.
Dizes-me tu qual é a lei?
Mãe,
dizes-me ou não,
se vou ser cabeça ou só coração?
Diz-me, pai,
diz-me, mãe,
se o futuro é para os erros meus
ou se ele pertence a Deus?

Comentários