Projeto AJUDARIS - Participação do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Portalegre

O Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, concretiza-se a partir de livros escritos por crianças, para crianças, colhendo a inspiração na magia em volta de temas como a cidadania, os afetos e o ambiente.

Este ano letivo, o tema a concurso é AMBIENTE  e temos a honra de participar através da turma 6º D. O desafio lançado na disciplina de Português consistiu em criar uma fábula, mas que envolvesse como personagens animais de espécies autóctones do Parque Natural da Serra de São Mamede! 

Os alunos escreveram os seus textos durante as férias da Páscoa, realizaram as leituras em sala de aula e optaram por aquele de que mais gostaram. 

O escolhido foi o texto da Beatriz Ricardo! Houve depois necessidade de alguns pequenos ajustes pois teria de corresponder a uma página A4, num máximo de 2569 carateres :)   

E resultou assim:

Os animais têm direitos
Numa manhã de sol, uma família decidiu ir acampar na Serra de São Mamede. Quando chegaram, o pai e a mãe ficaram a montar as tendas enquanto os filhos, o Tomás e a Leonor, foram procurar lenha para acender a fogueira. Ao regressarem, com um grande feixe de ramos secos cada um, os pais já tinham as tendas prontas. Depois de jantar, conversaram sobre os planos para o dia seguinte e adormeceram, pois tinha sido um dia muito cansativo.
Ia a noite a meio quando passou um lince pelo acampamento. Ao reparar no lixo acumulado em redor ficou apavorado! Rapidamente, saiu daquele lugar sujo e nojento.
Na manhã seguinte, enquanto a família tomava o pequeno almoço, passou um javali, muito discretamente, que pensou exatamente o mesmo que o lince. Não perdeu mais tempo e foi a correr contar o que viu, à sua amiga doninha, a Vitória.
- Vitória, Vitória, Vitória! Nem acreditas no que acabei de ver! - Contou o javali.
- Tem calma, o que se passa?! - Perguntou a doninha.
- Vem comigo, tens de ver com os teus próprios olhos. - Disse o javali.
Então, lá foram os dois. Quando chegaram ao acampamento a doninha nem queria acreditar no que estava a ver. Ao longo do dia, a notícia foi-se espalhando pela Serra de São Mamede. Os animais acharam que era uma injustiça, os seres humanos apoderarem-se do que também lhes pertencia. Quantos mais dias passavam mais suja ficava a Serra!
Todos juntos, pensaram em fazer uma campanha contra a poluição das serras, das florestas… Mas como os humanos não compreendem os animais, acharam que o melhor seria  AGIR, obrigando-os a sair dali: a doninha libertou o seu gás, o javali destruiu-lhes as tendas com as suas presas, o bufo-real não os deixava dormir à noite mas, mesmo assim, a família não se foi embora do acampamento!
Passada uma semana, depois de muitas tentativas, tomaram uma decisão. Se as pessoas gostam que os animais vivam em lugares sujos e cheios de lixo, vamos ver se gostam de viver como os animais!  Assim o pensaram, melhor o fizeram!
Enquanto todos foram passear pela Serra, os animais juntaram-se, sujaram o acampamento todo, de uma ponta à outra e esconderam-se! Ao chegar, a família viu tanta poluição que perceberam como é que os animais se deveriam sentir… 
O Tomás e a Leonor decidiram, então, apanhar tudo, limpar e lançar uma campanha para melhorar o ambiente na Serra de São Mamede! 
A esta campanha deram o nome “Os animais tem direitos!”

Turma D, 6º ano  (Texto inicial de de Beatriz Ricardo)


Comentários