Concurso "Ser escritor é cool"

O concurso “SER ESCRITOR É COOL!” é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares e tem como objetivos a promoção da leitura e da escrita, com recurso aos media. Está organizado em 4 escalões: 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

Nos últimos três anos letivos, o nosso Agrupamento participou consecutivamente na categoria 3º ciclo. No ano letivo que agora termina, 4 alunos do 9º B, sob orientação da sua professora de Português a docente Teresa Castro, produziram, a pares, 6 textos no âmbito dos três desafios que o integraram. Foram eles o Bernardo Renga, a Daniela Batista, a Inês Mata e a Joana Feiteirona.

Os desafios subordinaram-se aos seguintes temas:

Desafio 1: Os vampiros e os lobisomens fazem parte do nosso imaginário. Será que andam por aí vampiros e lobisomens?

Desafio 2: Lemos, escrevemos e aprendemos cada vez mais no digital. És a favor ou contra?

Desafio 3: A escola está a mudar! Escola, como te quero?

De acordo com o Regulamento do Concurso, cada escola apenas podia enviar o melhor trabalho em cada categoria. Deste modo, sempre que existiram dois trabalhos para um mesmo desafio, duas docentes da equipa da Biblioteca procederam à apresentação dos mesmos em todas as turmas do 9º ano, em vista à recolha de votos dos alunos. Após a contagem destes votos e em conjugação com a decisão do júri que se constituiu e reuniu para o efeito, os trabalhos selecionados foram, nos três momentos, os do par Bernardo Renga/Joana Feiteirona.

Tanto no primeiro como no segundo desafios, o trabalho destes alunos ficou posicionado entre os cinco melhores a nível nacional. Aguardamos agora os resultados do último desafio, tendo o trabalho sido remetido à RBE, no passado dia 31 de maio.

A equipa da Biblioteca Escolar felicita estes 4 alunos pela dedicação e empenho que demonstraram através da sua participação no Concurso, em particular o Bernardo Renga e a Joana Feiteirona pela excelente posição/classificação atribuída pelo júri nacional, no 1º e 2º desafios.

Nesta data ficamos a aguardar os resultados relativos ao 3º desafio!



Comentários